Hepatite infantil de causa desconhecida

Hepatite infantil de causa desconhecida

Hepatite Infantil de Causa Desconhecida

     

     A hepatite designa qualquer inflamação do fígado por diversas causas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus A, BC. Mas outras causas podem ser identificadas como hepatite por medicamentos, álcool, outros agentes infecciosos ou até por doenças autoimunes.

     Este mês, a OMS (Organização Mundial de Saúde) foi notificada com 10 casos de hepatite aguda grave de etiologia desconhecida em crianças previamente saudáveis entre 11 meses e 5 anos em vários países do mundo. Tais casos estão sendo investigados, porém precisamos continuar atentos ao calendário vacinal de adultos e crianças contra os agentes que podem ser prevenidos por vacinas, ou seja, contra os vírus A e B. Ainda não temos vacina contra o vírus C!

      A (SBIm) Sociedade Brasileira de Imunização, recomenda duas doses da vacina contra hepatite A com 12 e 15 meses ou em qualquer idade, quando não há registro desta vacina, independentemente da idade.  O Ministério da Saúde do Brasil indica dose única aos 15 meses. A hepatite B pode ser prevenida com o esquema vacinal completo de 3 doses (no nascimento, com 2 meses e com 6 meses) ou qualquer idade quando não há registro da vacina. Para os recém-nascidos prematuros abaixo de 2Kg ou 33 semanas devem receber 3 doses, sendo a primeira nas primeiras 12 horas de vida.

     A hepatite pode causar mal-estar, falta de apetite, náuseas e vômitos, febre baixa ou ausente, cansaço, desconforto abdominal, diarreia leve, icterícia (amarelão), colúria (urina escura) e hipocolia (coloração muito clara das fezes). Algumas hepatites pode evoluir para formas crônicas com falência da função do fígado e até indicação de transplante deste órgão! O aparecimento destes sintomas deve ser avaliado por um médico!

     Previna-se contra as hepatite virais A e B através da vacinação completa! Não importa a sua idade!

 

Dra. Renata Gonçalves Ribeiro |CRM SC 7581

 

Home

 

Deixe comentário

47 3433-8072

Ligue para nós hoje!

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 19:00
Sáb 8:00 - 14:00

Fale Conosco

envie-nos um e-mail